quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Do Romantismo à produção de texto autoral

Vocês sabem qual é o meu posicionamento diante da educação, interdisciplinaridade, e Português + Artes dá o maior samba. No 8º ano do CIEP 280 nos começamos esse bimestre com o Romantismo, movimento que teve sua maior expressão na literatura, e que posteriormente se desenvolveu nas Artes Visuais.
E o que é ser romântico? Qual a sua maior característica? Vou arriscar, eles adoram sonhar, pois a realidade aos seus olhos não é satisfatória. O Romantismo sofre a influência de duas grandes revoluções: A revolução industrial que teve início na Inglaterra e a Revolução Francesa que dentre outras coisas resulta na declaração dos Direitos Humanos.
Eu me considero um "cara" romântico, eu acredito que a bebida, como o cigarro, terá a sua propaganda proibida nos meios de comunicação. É um sonho, infelizmente ela é a grande patrocinadora da nossa copa do mundo, e haja moderação na hora de beber...

Como atividade eu sugeri que os alunos desenvolvessem um texto romântico, um texto que comunicasse ao mundo uma vontade de algo, que na ótica do autor (aluno), seria ou é impossível de acontecer,  "tipo" uma utopia. Selecionarei os melhores textos e colocarei aqui no blog para a nossa "degustação". Hoje começamos com a Daniela da Cruz Cabral, que dentre tantas qualidades, é uma super karateca:


"Queria melhorar o mundo, mas não vai acontecer, porque precisamos parar de poluir o ar com as usinas. O mundo esta sendo destruido pela poluição, ela esta acabando com a camada de ozónio, e   daqui alguns anos as pessoas do planeta vão morrer por causa da poluição gerada nas cidades, que hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósses, com por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo.




A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição, doenças respiratória como a bronquite prejudicam a sua saúde. O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta.

O ser humano terá que conviver com o ar poluído, atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem com a poluição nos ares. Em dias secos e com poluição do ar alta, é recomendado beber mais água do que o normal, evitar atividades físicas ao ar livre.




Quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar, por isso que eu queria que a poluição acabasse.

------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário