quarta-feira, 19 de outubro de 2011

100 medo de se expressar

Existe muita teoria a respeito de como um professor de Artes deve se portar na sala de aula ou , com alguma sorte, em um ateliê. Em muitas escolas nem mesmo um professor especialista leciona, o que torna tudo ainda mais difícil para quem chega com a formação adequada. 
Como eu sempre digo: " Desenho feio é aquele que eu não posso ver, aquele que não foi feito pelo aluno". Por isso, eu inicialmente encorajo todos a fazer, a arriscarem um traço ou dois. Pronto, já está lá, diante dele o seu registro visual. Com o tempo podemos apresentar as três técnicas de desenho, apenas para aqueles que querem se aperfeiçoar na representação objetiva daquilo que vêem.
Olha o que o 6º ano pode fazer, apenas com o reforço positivo. Imaginem eles aprendendo as técnicas?


Esse desenho eu fiz no quadro, é um desenho de uma escultura Etrusca, a que está logo embaixo.


Agora você vai ver alguns desenhos da turma 603 do CIEP 280, a garotada manda muito bem, eu estou muito satisfeito com a desenvoltura desses ferinhas na hora de desenhar. Dá só uma espiadinha:









Eu adoro essa "rapazeada", eles são um presente para mim. Ainda mais quando desenham sem medo, e por isso, eu espero que eles encarem a vida da mesma maneira, fazendo os seus traços, seguindo suas vidas com coragem, imprimindo a sua marca pessoal, fazendo diferente para fazer a diferença. Sem medo de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário