quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Você sabe o que é uma Fanfarra?


O que é uma Fanfarra?

Quando falamos em “fanfarra”, logo se imagina um grupo de jovens uniformizados, marchando e tocando cornetas e bumbos num desfile cívico, tendo a sua frente meninas carregando as bandeiras do pavilhão nacional. Atualmente, uma fanfarra pode oferecer uma maior diversidade artística, e não só a música, sem deixar de trabalhar o civismo e a marcialidade tradicionais.
Além do corpo musical e do pavilhão nacional, uma fanfarra pode apresentar:
- corpo coreográfico: grupo que desenvolve movimentos de expressão corporal, movimentos de dança e movimentos coreográficos e de malabarismo com bastões e bandeiras.
- balizas: grupo que desenvolve movimentos de balé, ginástica artística e ginástica rítmica e seus aparelhos – bola, arco, massas, fita, corda -, exigindo um grande aperfeiçoamento técnico.
Até mesmo o corpo musical se encontra mais elaborado que as fanfarras de anos atrás, que possuíam apenas cornetas, caixas, bumbos e pratos.
Agora são utilizados instrumentos de sopro como cornetas, cornetões, flugelhorns, trompas, bombardinos e tubas, todos adaptados para utilização em fanfarras.
Também temos a disposição instrumentos de percussão erudita - tímpanos, metalofones, pratos sinfônicos, acessórios, etc. – e percussão popular – tumbadoras, triângulos, pandeiros, etc.
Hoje aqui na cidade do Carmo tivemos a festa da cidade, 130 anos. Foi um desfile maravilhoso e as bandas mostraram todo o seu talento. Esse vídeo é de hoje, aproveitem para assistir, foi um show!


Nenhum comentário:

Postar um comentário