segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pintando com a Voz

Controlar aplicações por voz não é novidade: até o Windows 7 já vem com esse recurso. Mas e quanto à criação de obras de arte por meio de controles vocais?
A ideia de pintar quadros por meio da voz foi apresentada pelo pesquisador Susumu Harada, que trabalha com outros projetos relacionados ao controle vocal.
Harada conta que o objetivo da aplicação inicial era controlar o ponteiro do mouse por meio de comandos de voz de forma precisa e suave. O nome do motor responsável pela interpretação dos comandos se chama Voice Joystick.


voice-1


A partir do reconhecimento de diferentes tons de voz, o sistema é capaz de movimentar o cursor em várias direções, arrastar objetos e até mesmo utilizar comandos de cliques.
Segundo o pesquisador, uma pessoa levaria cerca de cinco horas para se acostumar aos controles de mouse via voz, mas o tempo pode ser mais rápido, variando de acordo com o método de aprendizagem.


voice-2


Com essa base, é possível desenvolver outros aplicativos para diversos fins, entre eles a pintura de quadros. Na apresentação do projeto, Harada também mostrou um quadro que, segundo ele, levou duas horas e meia para ser pintado, utilizando somente sua voz.
Harada afirma que a tecnologia pode ser utilizada para outras aplicações como controle de braços robóticos. Para mais informações, acesse o site do projeto VocalJoystick.

Fonte: Willian Marchiori,
http://idgnow.uol.com.br/blog/glog/2010/04/14/aplicativo-permite-pintar-quadros-por-meio-de-comando-de-voz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário