quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Logotipo ou logomarca?


Em um artigo para o site designGráfico , Gilberto Alves Jr. analisa os termos mais usados da logotipia, buscando nos significados das palavras que estruturam o termo qual a forma correta de utiliza-los e ainda esclarece a dúvida para designers, publicitários e interessados.
Descendo à raiz das palavras, o termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca seria um termo redundante: o significado do significado.
Bom, depois dessa "intro", eu gostaria que os meus alunos da Escola Estadual Prof. Francisco Varella fizessem o que a Miriam, nossa diretora, propôs: Um logotipo da nossa escola. Eu ainda faço alguns trabalhos relacionados ao design de empresas, hoje um mercado muito competitivo. Um trabalho que gostei muito de fazer foi esse, apesar de ter ficado entre os finalistas, não foi utilizado:




O conceito do trabalho foi utilizar as iniciais, F, C e P, como "volutas" (forma característica do Barroco, onde o seu grande mestre foi Aleijadinho) e ao mesmo tempo construir um desenho de uma pessoa que se apresenta.
O braço direito forma o "C", fazendo uma curva na linha da cintura. O "F" forma o pé direito e a cabeça, que se inclinam para frente. E finalmente o "P" forma o pé esquerdo e a mão esquerda e estão para trás.
Então galera! Coloquem a criatividade para funcionar e façam lindos trabalhos, eu sei que vocês conseguem!
Aqui tem uma coleção de logotipos para vocês entenderem o conceito do trabalho, ele pode ser feito só com os tipos (letras iniciais ou palavras), podem ser apenas desenhos que identifiquem a escola (Varella!!!) ou podem (e devem!!!) misturar os dois. Mão à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário