domingo, 19 de agosto de 2012

Teste de Perfil - Mais uma etapa

Depois de quatro horas de uma bateria de testes e avaliações, os professores e diretores sairam cansados e exaustos, mas muito satisfeitos. O processo seletivo que a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro vem aplicando aos concursados é de altíssimo nível. Não é a toa que o Governo do nosso querido Sérgio Cabral vem dando muito certo, principalmente na educação. Hoje, o plano de carreira do Estado se equipara, a médio prazo, com o plano do Município do Rio de Janeiro.

Na entrada da CEPERJ

De volta a nossa Cidade Bela, eu fico imaginando se pudéssemos aplicar esse tipo de avaliação para testar alguns funcionários públicos que habitam o Feudo, será que passariam? Essa dúvida nunca será esclarecida, apesar de eu ter uma opinião quase profética de como seria o resultado. Só para não criar polêmica e nem uma interpretação errada, eu cito a seguinte frase:

"Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é."
Margaret Thatcher

O que as pessoas esperam dos seus líderes? Uma boa pergunta você não acha? Ainda mais agora, quando estamos em um ano político. Pesquisas feitas durante décadas em vários países apontaram as seguintes respostas: 
  • Tratamento digno e respeitoso;
  • Capacidade de contribuir para o sucesso da "organização";
  • Compromisso e participação junto aos seus liderados.
Quem pensou que o dinheiro aparecesse em primeiro na lista errou, ele aparece geralmente em quarto ou quinto. Quando eu escuto aqui na Cidade Bela que alguns eleitores "vendem o seu voto", eu desanimo, fico triste por entender que as pessoas estão mais interessadas em satisfazer as vontades do que as suas reais necessidades. 

Por outro lado, volto a ficar animado, pois entendo que há muito para fazermos na educação, e é por isso que estou aqui. É por isso que amo a minha profissão e peço a Deus que continue me capacitando para ela, para que eu possa servir os outros e não me servir dos outros.

Glória à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário