domingo, 21 de outubro de 2012

O que é um Museu?


Você sabe o que é um museu?

O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo. Quando visitamos um museu podemos pensar, por exemplo, na mudança dos objetos. Imaginem como o processo da escrita foi se modificando ao longo da história, desde a invenção do papel até a criação do computador... Pensem, também na evolução urbana, como viviam nossos antepassados? E hoje, como vivemos? Já imaginaram se um homem pré-histórico viesse nos visitar? Com certeza ele iria estranhar os enormes prédios existentes pela cidade, os túneis, as pontes, o metrô enfim, os vários elementos que constituem uma cidade moderna.

Em todo o mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo de coleção que eles apresentam.


Museu Guggenheim, Bilbao


Assim, temos os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os ecomuseus, as cidades museus, e, como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos, também, os museus virtuais

Você imaginava que os museus poderiam ser tão diversificados e tão cheios de novidades?

Reúna seus amigos e visite um museu, depois vocês podem trocar informações: o que cada um achou de mais interessante? Este objeto ainda existe da mesma forma ou ele sofreu modificações?

No museu sempre descobriremos coisas novas, pois o museu é um lugar de descobertas!


Aqui uma lista de link's da turma do 9° ano da Escola Rogelma:

http://www.museodopradelprado.es/
Maria Eduarda Meneguitte

http://www.museudofutebol.org.br/
Thiago Curty

http://www.batashoemuseum.ca/
Aricelli

http://mapadelondres.org/2011/04/tate-modern-grandes-nomes-da-arte-moderna-em-exposicao/
Layane Nogueira


Clara Albuquerque

HMY Britannia HMY Britannia é o antigo iate real da Família real britânica, em especial, da Rainha Elizabeth II, sendo o 83º navio a servir a monarquia desde a coroação de Charles II em 1660. Transportou a família real em várias viagens oficias durante mais de 30 anos, mas atualmente está ancorado permanentemente como navio-museu em Edimburgo, Escócia. O HMY Britannia foi construído em Clydebank, West Dunbartonshire, e lançando oficialmente em 16 de abril de 1953 pela rainha Elizabeth II. Seu projeto inclui três mastros: um mastro mediano de 41 metros, o mastro principal de 42 m, e o mastor menor de 36 m. Curiosamente, o Britannia foi planejado para se converter em um navio-hospital durante uma eventual guerra.
Mariane Lutterbach

http://www.collegeofphysicians.org/mutter-museum/
Lucas Silveira



Um comentário:

  1. A galera que enviou os link's ganhou os 5 pontos, ainda falta muita gente!!!

    ResponderExcluir