domingo, 11 de novembro de 2012

20 anos de Impeachment - Nova Enquete!


Impeachment é uma expressão inglesa usada para designar a CASSAÇÃO de um chefe do Poder Executivo. Significa também impedimento, impugnação de mandato, retirar do cargo uma autoridade pública do Poder Executivo.

A execução do Impeachment pode ser realizada quando o chefe do Poder Executivo comete alguma violação, tais como abuso de poder, crime de responsabilidade, crime comum (tipo 700 calcinhas...), violação da constituição, perda de confiança entre outras.
Esse processo pode acontecer na esfera nacional, estadual e MUNICIPAL, sempre gerenciado pelo Poder legislativo. Quando alguém é afastado, perde automaticamente o cargo, pode ocorrer ainda a destituição dos direitos políticos em todas as esferas (federal, estadual e MUNICIPAL) por um período que pode variar de acordo com a legislação do país, no Brasil são oito anos.

Os principais casos de aplicação do processo de Impeachment ocorreram em 1974, nos Estados Unidos, quando Richard Nixon foi destituído do cargo em razão de um escândalo de espionagem, e em 1992, no Brasil, mais precisamente, no dia 29 de Dezembro do mesmo ano, quando o presidente Fernando Collor teve seu mandato cassado por meio do julgamento do Senado. Collor teve que aguardar oito anos para obter novamente seus direitos políticos.

Aqui uma interessante linha do tempo de Collor na Mídia...






 Agora, depois de 8 anos ele é Senador.... Vai entender isso!

Viu como as coisas mudam muito rápido? É, infelizmente a nossa memória não consegue manter tudo do passado na "ponta da língua", ou melhor, disponível no lobo frontal. Mas não faz muito tempo, aqui mesmo no nosso município alguém foi cassado e perdeu os seus direitos políticos por oito anos. Lembrou?

Então, o que fazer caso tudo aconteça de novo? As pessoas costumam detonar as pessoas adictas de drogas, sexo, internet, mas esquecem que também tem os viciados em confusão com contas municipais. Tem aqueles que jamais farão uma gestão sem ter uma recaída, ou você acha que só viciado recai? Rsrsrsrs...

O objetivo da nossa nova enquete é de relembrar um pouco da nossa história político-administrativa e colocar o futuro, melhor dizendo: "Um futuro bem próximo em perspectiva". Você iria as ruas para pedir o Impeachment ou não? Fomos capazes de colocar um presidente de molho, e aqui temos bons tomates...

Se isso é matéria de Artes? Mas é claro, ou você esqueceu dos caras pintadas que fizeram a pressão popular e o "Caçador de Maracujás" teve que meter o pé e sair de fininho? Se você esqueceu, eu refresco a sua memória amiguinho: Uma super aula de Artes.


Não queremos gente enrolada com as contas do município, não queremos políticos que não são gestores e deixaram na mão de "outros" a responsabilidade de lhe dar com o dinheiro público. Se entrar vão sair...


Nenhum comentário:

Postar um comentário