quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Control "C", Control "V"

CIEP 998 São José de Sumidouro terá suas salas de aula fechadas


Alunos, professores e funcionários do CIEP 998 São José de Sumidouro estão presenciando o pior momento da história da unidade escolar desde sua fundação. Sem saber para onde ir ou onde serão instalados, alunos, professores e funcionários do Lelé estão atônitos devido ao fechamento da unidade de ensino, motivo pelo qual essas pessoas sentem se traídos pelo secretário de Educação do Estado, Wilson Risolia.
Em negativa a tudo que foi anunciado durante dois anos, a direção do CIEP 998 recebeu a informação que a partir do próximo dia 31 de dezembro a unidade de ensino que formou vários professores e sempre participou da vida educacional do Município terá suas portas e salas de aula fechadas. Bem diferente do anunciado pelo próprio secretário quando o mesmo realizou uma visita técnica no dia 28 de janeiro de 2011 após a tragédia das chuvas, quando na oportunidade anunciou a construção de um novo prédio com uma arquitetura moderna.
Em outra oportunidade o senhor secretário de Educação do Estado voltou a comparecer na unidade de ensino, desta vez no dia 30 de março de 2011, quando o mesmo foi recebido pelos alunos da escola no dia da inauguração da sala de laboratório. Na oportunidade o secretário visitou o prédio da unidade escolar ao lado do prefeito Juarez Corguinha e do Presidente da Câmara Jorge Calil, onde se fez emocionar com parabenizando diretores, professores e colaboradores pela realização do projeto.

“Mais do que um espaço de estudo, esse laboratório representa o esforço de quem acredita em realizações. Vocês estão fazendo uma revolução silenciosa e conseguindo ótimos resultados”, comentou Risolia na ocasião.
Outro momento onde a unidade de ensino passou a respirar foi quando a secretaria de Estadual de Educação enviou técnicas para analisar as condições do prédio do CIEP 998, na oportunidade nossa reportagem acompanhou a equipe da secretaria juntamente com a diretora do São José de Sumidouro, professora Elaine, onde as informações obtidas por nossa reportagem foi de reformulação do Lelé.
Ainda sem saberem o qual amargo futuro da unidade escolar, alunos realizaram protestos junto ao governador Sérgio Cabral no dia 08 de março de 2012, quando em resposta o Governador  na ocasião inaugurava o Ginásio Poliesportivo Geraldo de Barros Pereira, em Sumidouro, anunciou em público a reforma e construção de uma nova unidade de ensino no local dando continuação a história do CIEP 998 São José de Sumidouro. Quando falamos em história deste importante educandário falamos na continuação de importantes feitos prestados a educação Municipal, desde muito tempo o São José de Sumidouro vêem formando jovens educadores que propagam o ensino nas redes municipais de nossa cidade. O Ciep 998 conserva o nome do antigo Colégio de São José, fundado na década de 40, por Monsenhor Ivo Sante Donin, a mais proeminente figura no cenário educacional e cultural do Município de Sumidouro, tendo atuação expressiva em alguns municípios vizinhos. Segundo Monsenhor Ivo a escolha do nome São José foi motivada pela sua grande preocupação em dar a escola um sentido de família, muito bem exemplificada pela família de Nazareth. O antigo Colégio de São José, hoje Ciep 998 - São José de Sumidouro é responsável pela formação de quase totalidade dos professores que atuam nas redes Estadual, Municipal e Privada do município.
A indignação de pais, professores e alunos que acreditaram nos anúncios do governo e principalmente na continuidade de projetos e desenvolvimento do ensino na formação de novos professores. Fechar o CIEP 998 São José de Sumidouro é simplesmente dar um tiro no ensino médio e acabar com a história que se perpetua por mais de 50 anos de ensino em Sumidouro. A unidade escolar recebeu da Câmara Municipal de Sumidouro Moção de Aplausos por relevantes serviços prestados na Educação do Município, principalmente na formações de novos educadores e profisionais da educação. E agora secretário Wilson Risolia, como fica os nossos professores, alunos e funcionários do São José de Sumidouro?

Matéria publicada no Jornal Foco

A pergunta não deve ser feita ao secretário, como a matéria sugere, ela deve ser feita à regional, ou seja, a Serrana II: telefones (22) 25332160, 1217 e 1398. Quanto aos funcionários, professores e alunos não sei o que vai acontecer, mas a diretora do CIEP 998 jé está trabalhando no CIEP 280. Seja bem vinda diretora, que o CIEP possa tirar proveito da sua experiência e continuar a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário