domingo, 23 de dezembro de 2012

Formatura da 902

Segue o discurso que fiz:


Boa noite a todos, à mesa,  aos pais e alunos meu cumprimentos pela belíssima cerimônia que está sendo realizada nessa instituição de ensino, o CIEP Brizolão 280. É com muito orgulho e satisfação que estou aqui como o Patrono dessa brilhante e instigante turma de alunos do 9° ano: a 902.
É a minha primeira vez como Patrono de turma, e confesso que recorri ao Google para saber o significado da palavra. Diz assim:
“O Patrono é uma personalidade que tenha inspirado os alunos, é geralmente falecido” [inicialmente tomei um susto, mas depois fiquei mais tranqüilo por que o verbete ainda dizia] “... ou é um professor com o qual a turma teve plena identificação, pela sua dedicação profissional, ou pela sua personalidade, ou por ter ajudado a turma em alguma situação, por tanto seria alguém, em questão, que merecesse o reconhecimento aos “serviços prestados” sob a forma de homenagem e retribuição.” [Fecha aspas].
Bom, não poderia dizer se profissionalmente eu sou de fato alguém que cause essa repercussão, daí pensei, talvez pela minha personalidade!! – Pelo fato de ser uma pessoa muito tranqüila! Fácil de lhe dar!! Uma simpatia!! Um verdadeiro gentlemen!! Acho que não...o que vocês acham? ...não...” – bom então acho, e apenas nos restam, os tais “serviços prestados” como professor da turma.
Não conheço profissão mais valiosa e mais bonita que ser Professor, e olha que eu trabalhei em muitos lugares exercendo funções bem distintas. Fui Garçom no restaurante do meu avô, Vendedor, Gerente de Loja, Programador Visual, Assistente e Diretor de Arte, Administrador de um Haras... Enfim, conheço muitas atividades, mas nenhuma tem como objetivo o Projeto Humano, o de preparar as pessoas para a vida em sociedade. Ser professor é isso, prestar serviços, não apenas aos alunos, mas à sociedade, sim por que formamos, não apenas pessoas, mas cidadãos plenos, Jovens conscientes, capazes de perceber com detalhes todos os aspectos da sua formação, capazes de analisar, criticar, julgar, e acima de tudo, cumprir posteriormente seu papel perante a sociedade.
E sobre a turma em questão, a 902, posso afirmar que eles alcançaram todas as metas e objetivos esperados pela equipe docente, possuem todos os atributos para continuarem com o seu desenvolvimento acadêmico e em sociedade. Por isso e muito mais que não cabe aqui nesse pedaço de papel, mas somente em nossos corações eu os saúdo com os merecidos aplausos.




Arrumação do nosso multimídia Alessandro


Ó eu ai e meu amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário