sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Arte e mobilização social

Um dos conteúdos para o 9ºano da rede pública é a Arte como veículo de mobilização social. Artistas de diferentes períodos da nossa história trabalharam com temas sociais e políticos, muitas vezes arriscando o seu "próprio pelo". Um  desses artistas foi Honoré Daumier.

Honoré Daumier - "Gargantua". Por causa dessa charge, do Rei da França como Gargantua, Daumier ficou preso seis meses no Ste Pelagic em 1832.  litografia, 1831

Honoré-Victorien Daumier (26 de Fevereiro de 1808Marselha 10 de Fevereiro de 1879Valmondois),foi um caricaturistachargistapintor e ilustrador francês.
Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos pioneiros do naturalismo.
Era muito comum os gravadores estarem envolvidos com esse tipo de arte denúncia, a litografia é uma técnica de reprodução que permite o artista fazer várias cópias a partir de um original ou "matriz". 

Outro artista muito conhecido em sua época, e que deixava os governantes de cabelo em pé, foi Goya, que além de pintor também era gravador. Os artistas não se contentavam em apenas pintar quadros, o espírito de curiosidade fazia com que esses gênios pesquisassem outras técnicas.


O quadro plasma a repressão do acontecimento que se conhece como o levantamento de 2 de Maio, ocorrido em 1808, após Napoleão invadir a Espanha e a casa real seguir as suas ordens. A revolta estoura a 2 de Maio de 1808, quando uma parte do povo de Madrid tenta evitar a saída, ordenada pelos franceses, do infante D. Francisco de Paula de Bourbon para a França. A situação escalou e as tropas francesas atiraram contra os madrilenos sublevados.

Agora com vocês os artistas do CIEP 280 com os seus trabalhos e suas críticas:






Parabéns 901, vocês mandaram bem!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário