sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sai da caverna tio Eddye!!!

Comemorando os 200.00 acessos e o novo site do proffessor (eu uai! www.eduardoazevedo.pro.br), trago aos meus alunos um estudo bíblico, que ilustra muito bem o que tem se passado comigo. Coloco pois acho que é muito comum irmos nos refugiar na "caverna" quando estamos com muito s problemas... Mas Deus vem para nos chamar, ele é a luz e através dela e por ela conseguimos sair de nossas cavernas.


O estudo:
Saindo da caverna e subindo o monte
AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

-Tema: EXPERIÊNCIA COM DEUS
I Reis 19.9-18

Introdução: Há momentos em nossas vidas que queremos nos isolar. Ficar sozinhos e não ver ninguém. Também existem coisas que somente você sabe e mais ninguém. É um cantinho profundo de sua alma onde guarda seus segredos que não conta pra ninguém.
Esta é a caverna da alma humana. Onde jogamos nossas tristezas e erros para ninguém ver e de vez em quando fugimos para lá. Quando lá chegamos Deus se encontra conosco.
Olhe para Dentro de si. Onde é sua caverna?
Deus havia mandado Elias ir para o monte de Deus (v.8). Mas chegando lá ele entrou em uma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo de Jezabel (v.2).


Elias estava em um momento de solidão e tristeza. Estava sofrendo de auto-compaixão. Achava que estava sozinho (v.10 e 14) e que todos eram contra ele. O Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (v.9 e 13). E da mesma forma quando você entra na caverna Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.
Por que Deus perguntou de novo a Elias? Creio que a resposta dele não tinha sido suficiente. Quando Deus nos pergunta algo sobre nossos pecados, não adianta ficar se justificando e colocando a culpa em outras pessoas.

O que você está fazendo na caverna?
Vamos refletir sobre as ordens que deus deu a Elias e saber o que fazer quando entramos na caverna:

1- Sai da caverna: v.11a “sai” 
A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna. Ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos para lutar.
Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos. Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).
Não fique curtindo depressão. Levante-se e saia desta caverna!
                        
2- Suba o monte: v.11b “põe-te neste monte perante o Senhor”
A presença de Deus o lugar onde devemos estar. Fora da presença de Deus não há felicidade nem paz.
Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com Deus e não podia desanimar logo neste momento.
Elias viu um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida ‘um fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu um ‘cicio tranqüilo e suave’ [uma brisa leve] (v.11,12) Deus falou com Ele.
Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural, mas o que Deus quer é ter um relacionamento conosco. Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure nas pequenas e você achará.
O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, da igreja ou qualquer lugar um monte de oração (Mateus 6.6).
Quando oramos deixamos este nível terreno e subimos às regiões celestiais (Efésios 1.3).
Suba o monte da oração, Deus quer falar com você!

3- Unge Meu escolhido: v.15,16 “vai, volta o teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá unge a Hazael ... Jeú ... Eliseu”
Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.
Ungir reis, sacerdotes e profetas era função de um grande profeta (I Samuel 16.12,13). Com isso Deus estava mandando Elias ir fazer o seu trabalho e não ficar questionando que está sozinho.
Deus nos usa para levantar pessoas para fazer a sua obra mesmo que pensemos que não tenha ninguém. As mudanças acontecem através de nós. Não podemos ficar parados esperando. Precisamos agir urgentemente.
Quando a unção de Deus está sobre nós Deus nos usa para contagiar outros com esta mesma unção (I João 2.27). Abençoe pessoas. Deus te ungiu para ministrar a bênção aos outros.
O Senhor te usará para ungir e levantar outras pessoas!
Pare de reclamar e reaja!
-CONCLUSÃO: “também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que o não beijou” v.18
Você não está sozinho!
Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.
Por mais que vejamos o mundo corrompido “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12) mesmo assim precisamos crer que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).
Quando enfrentar crises, não fique na caverna. Saia e suba o monte de Deus. Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos. Você não ficará sozinho por que Jesus mesmo estará contigo (Mateus 28.20) e levantará outros (Mateus 19.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário