quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Desenho e modelagem - trabalhando os volumes

Desenvolver a percepção de volume, claro-escuro e perspectiva é de fundamental importância. Nossos alunos precisam desenvolver e aprimorar essa inteligência, ela é chamada de inteligência espacial.

"A inteligência espacial é a capacidade de formar modelos mentais (imagens) e operar com tais imagens. A imagem não é necessariamente visual, pode ser construída uma imagem tátil, por exemplo, que é o que geralmente faz uma pessoa cega ao tatear objetos. Esta inteligência lida com atividades como as artes visuais, a navegação, a criação de mapas e a arquitetura.
Enquanto o hemisfério esquerdo do cérebro tornou-se mais lingüístico durante a evolução, o hemisfério direito especializou-se no processamento espacial. A principal área cortical que controle toda esta questão espacial é a região têmporo-paríeto-ocipital. Uma lesão em tal área impede que o lesionado consiga interpretar os ponteiros de um relógio, encontrar sua posição em um mapa ou então orientar-se dentro de espaços fechados. Fica claro o quanto esta a região têmporo-ocipto-parietal é importante para uma inteligência espacial. (LURIA, 1981, p.24)
Engenheiros, escultores, cirurgiões plásticos, artistas gráficos e arquitetos dependem desta inteligência para atuarem com êxito".


Para trabalhar essa inteligência com os nossos alunos foi preciso recorrer ao desenho de observação e a modelagem, as duas atividades se complementam e qualquer curso sério de desenho não pode deixar de explorar essas duas atividades, como podemos ver nas imagens abaixo:

Primeiro desenhamos as formas no quadro, indicando os volumes através do claro-escuro





Muitos alunos tem dificuldade de desenhar o cubo, é comum acontecer erros na perspectiva.









Quando os alunos modelam a forma eles adquirem mais informações a respeito dos abjetos, isso vai ser decisivo na melhoria da percepção, fazendo com que os próximos desenhos fiquem ainda melhores. Outra estratégia é usar o papel para fazer os objetos como o cubo e o triângulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário