terça-feira, 5 de novembro de 2013

Educador? O que é isso?

Chama-se de educador o profissional da Educação que pode atuar tanto como professor quanto como pesquisador, administrador escolar,supervisor de ensino, orientador educacional, filósofo educacional ou como estudioso de questões educacionais de um modo geral. Embora, em princípio, entenda-se o educador como um pedagogo, nem sempre essa é a realidade, podendo um educador ter formação em outras áreas pedagógicas, como as Letras, a Psicopedagogia, entre outras. Educador é quem ensina consciente ou inconscientemente alguma coisa a alguém.


Podemos entender que todos nós, de uma maneira ou de outra, atuamos como educadores, seja na rua, no ambiente de trabalho ou em qualquer circunstância da vida em que ensinamos alguma coisa à alguém. O aprendizado de algo, para ter fundamento, necessita de uma imagem, uma referência ou em última instância um exemplo.


Mais do que escrever a palavra "educar" no quadro, precisamos dar o exemplo e isso não é fácil. Só para fazermos uma reflexão: Como falar da Lei Seca com os nossos filhos se bebemos e depois dirigimos? Como pedir responsabilidade aos nossos filhos se por vezes agimos sem nenhuma responsabilidade? Pois é, muitos só tem o discurso, e mesmo no seu pequeno discurso cometem erros primários.

Para esses só a misericórdia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário