segunda-feira, 24 de março de 2014

Colorindo e fixando o conteúdo

Eu procuro trabalhar os textos sempre com imagens que fazem referência ao assunto abordado, dessa maneira construímos mais um elemento, mais uma ponte para o saber. Textos curtos, mas bem explicativos, são a tônica da minha prática e observo que os alunos aprendem melhor dessa maneira.

Enquanto eles colorem as imagens o conteúdo vai sendo assimilado também sob forma de símbolos, as imagens fazem referência direta ao conteúdo e a escolha das imagens é de profunda importância. As cores podem ser as mais diversas, na verdade é o aluno que organiza e acomoda as informações em sua memória.

Eles gostam muito de trabalhar assim e eu recomendo essa atividade, pois além de ser complementar à cognição e assimilação da informação, serve também para relaxar o aluno porque também é terapêutica. O trabalho com a cor faz emergir as questões que nem sempre podem ser ditas.







Cada aluno concebe as cores a sua maneira, na verdade não há um modo certo ou errado para essa atividade. O importante aqui é deixar o aluno acomodar o saber utilizando agora as cores que escolheu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário