domingo, 16 de março de 2014

O que é o belo? Onde surgiu esse conceito?

O belo é um conceito relacionado à determinadas características visíveis nos objetos (ou seres). Historicamente, é o fruto maior da estética clássica, grega e romana.

   

Foi desenvolvido pelos filósofos gregos e exemplarmente demonstrado em suas escultura, arquitetura e pintura. Estas obras seguem sendo, passados mais de dois mil anos, os paradigmas dos objetos belos.Eu posso gostar do que é feio, do que é amargo ou assustador, portanto não é o gosto que define o que é belo.

Acompanhando a milenar tradição clássica, podemos definir o belo formalmente, isto é, a partir de certas características das formas dos objetos. Estando presentes estas características, o objeto tem larga chance de ser belo. Posso não gostar dele, posso considerá-lo frio e distante como um estranho extraterrestre alheio às imperfeições e paixões da vida, mas ele adequa-se aos critérios de beleza de 20 séculos de arte e arquitetura.

Três destas características formais são a ordem, a simetria e a proporção. Pensadas na Grécia clássica, estas três categorias atravessaram milênios de história, informando muita da arte gótica, renascentista, neoclássica etc. até os dias de hoje.


A galera do 1º ano do ensino médio da escola Rogelma já sacou o que é o belo e o seu conceito. Fomos para atividade de colagem e a galera detonou, destaque para o nosso Lucas Schitino






O grupo do Schitino detonou com essa colagem 3D, muito show!


Neymar anda com a bola cheia...

Que tal assistir um vídeo que fala muito do conceito do belo? Vamos lá, vocês vão adorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário