segunda-feira, 28 de abril de 2014

Commedia Dell'Arte

Nossos alunos do 7º ano estão aprendendo o que é a Commedia Dell'Arte, sua origem e sua relação com o circo. Além desse aspecto puramente acadêmico, pretendemos fazer uma oficina de máscaras que será posteriormente apresentada na semana de artes da SEEDUC.




Esse teatro "cigano", andarilho e sem estrutura surge na Itália nos séculos XV e XVI, país que ainda mantinha viva a cultura do teatro popular da Antiguidade Clássica. Esse teatro popular fazia o caminho inverso do Teatro Erudito, apesar dos papéis serem sempre os mesmos o improviso era a marca dessa arte.

Os personagens da commedia dell’arte possuíam duas categorias distintas, que eram os patrões e os criados. Os personagens mais importantes eram: Arlequim, Pantaleão, Capitão, Polichinelo, e a Colombina.

O Arlequim possuía habilidades acrobáticas, era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre envolvendo as pessoas em confusões.

O Pantaleão era um comerciante idoso e mesmo com a idade avançada costumava se apaixonar facilmente, no entanto era avarento.

O Capitão era um militar que gostava de festa, fanfarrão, mas com uma enorme insegurança, própria dos covardes.

O Polichinelo era um criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada.

Já a Colombina era uma criada com extrema agilidade, esperta e inteligente, ela costumava tirar proveito de todas as situações.

A maioria dos personagens da commedia dell’arte foram incorporados pelo teatro de fantoches.

Para completar os seus conhecimentos assista ao vídeo galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário