terça-feira, 13 de maio de 2014

Mais alunos = mais recursos?

Boa tarde galera, hoje o assunto é grana, dinheirinho para a educação! A pergunta, que é título do blog, deve ser bem respondida, e de fato, ou em última instância, a correlação > maior número de alunos = maior quantidade de recursos é verdadeira.

Uma vez ouvi em uma olimpíada de matemática que os números governam o mundo, eu diria que os números governam as ações do homem. É tentador cair nessa matemática, é tentador pensar em atrair mais alunos para sua escola pensando nos recursos que virão com eles. É tentador mas não pode ser a meta mais importante de uma escola.

"O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse."



Algumas escolas foram premiadas com o recurso do programa Mais Cultura nas Escolas, os valores também variam de acordo com o número de alunos. O programa Mais Cultura tem entre as finalidades promover a circulação de cultura nas escolas, contribuir para a formação de público no campo das artes e desenvolver uma agenda de formação integral de crianças e jovens. As atividades podem ser desenvolvidas dentro ou fora das escolas, durante o ano letivo, por um período mínimo de seis meses.

O dinheiro virá para as escolas, isso é um fato. O que é preciso saber é se os objetivos serão alcançados. O que entendemos a respeito desses objetivos? O que é Arte e Cultura? Quem irá promover e contribuir para formação artística dos nossos alunos?

Responda se puder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário