quinta-feira, 23 de março de 2017

E o Ensino Médio, quando é que ele ficará BOM?

É gente, nunca o Ensino Médio foi tão discutido e comentado, mas o que na verdade muda para nós? Antes de chegar a questão vamos dar uma volta por aí? Joia, lá fora as coisas são bem diferentes, eu sei disso porque meu filho mais velho estudou fora do Brasil, ele estudou na Suíça.  Ele me contou que lá o EM (Ensino Médio) durou 5 anos, e que no final das contas ele se formou em Técnico de Bombas de Prospecção, aquelas das plataformas de petróleo.

E se ele morasse aqui no Brasil, tipo, no estado do Rio de Janeiro/Carmo? Ele sairia apenas com um diploma... A não ser que ele tivesse estudado no Aurélio Duarte, ali ele poderia optar pelo profissionalizante e sairia como um professore. Infelizmente os cursos técnicos estão desaparecendo, alguns até viraram graduações! Verdade... viraram graduações. 

Reforma do Ensino Médio MP aprovada

Eu tenho uma tese para essa corrida pelo canudo: Como não formamos ninguém para o mercado de trabalho, pois isso seria uma afronta ao desejo individual de cada um ser um profissional liberal, temos como meta o ensino superior. Não porque desejamos formar bons profissionais, é que no Ensino Superior o status quo é outro, vale o que está escrito e o professor ganha mais.

Não valorizamos as etapas que antecedem a formação superior e por isso, cada vez mais, temos alunos chegando nas universidades sem saber escrever e interpretar textos. O salário é ruim e ninguém quer ser professor do EF e do EM, o jeito então é transformar a graduação no único diploma com validade e promover a disputas entre os docentes por um lugar ao sol.

Não serão mudanças na grade curricular ou no aumento das horas (que o discente deverá passar no espaço acadêmico) que faremos com que o EM melhore. Melhores salários para toda a categoria, principalmente para os professores da Educação Básica, é ali que tudo começa. O EM deve ter dois objetivos, um com formação técnica que prepare os jovens para o trabalho imediato com investimentos contínuos, inclusive das empresas, e outro, tipo carreira solo, para os que querem estudar por mais tempo e se formarem como um profissional liberal.

Resultado de imagem para o que muda no ensino médio - atualizado

A Cadeira vazia não seria a cadeira dos alunos? Eles foram consultados?

Você ainda não tem opinião formada? Então segue uns link's...



F U I !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário