quinta-feira, 9 de março de 2017

Futebol Arte... Isso existe?

Claro que existe, temos o Gol de Bicicleta que é uma das obras primas do futebol. Esta jogada também é conhecida como "Chilena" por ter sido executada pelo jogador espanhol naturalizado chileno, Ramón Unzaga Asla. Ele teria marcado um gol de bicicleta contra a Argentina durante a Copa América de 1920, ou seja, executou em uma competição de âmbito Mundial. Mas foi um brasileiro que ficou conhecido por executar com tamanha perfeição, facilidade e frequência, o nome da fera é Leônidas da Silva. Para ilustrar a jogada eu chamo o rei, Pelé

Imagem relacionada

Não precisa ser um gol para entrar no "hall" de jogadas com uma pitada de arte, pode ser um drible ou uma jogada ensaiada, o importante é a estética, inventividade, genialidade e criatividade, ingredientes cada vez mais esquecidos no atual futebol da correria. Há quem diga que o futebol feminino é melhor de se ver por não ser uma competição tão disputada na correria.

Eu não torço pelo Vasco, mas tinha uma centroavante chamado de Roberto Dinamite, ele era grande e jogava com muita raça, fez um golaço contra o Botafogo, talvez o chapéu mais bonito que eu vi alguém dar, se liga nas imagens:





Quem gosta de cobrança tem que falar no Zico do Flamengo, ele era um batedor mortal, sempre que pegava na bola para bater uma falta o goleiro tremia, era meio gol. Outro que tinha uma pedrada era o Éder, seu chute chegou a ser chamado de "míssel exocet" pela força e velocidade que tinha.


O futebol arte é o futebol que o brasileiro está acostumado a apreciar, anda sumido dos estádios e das partidas, mas sempre haverá um campinho ou um terreno baldio para a "mulekadinha" jogar a sua pelada e inventar dribles novos. Termino com o elástico que Romário andou distribuindo durante muito tempo para os seus adversários, mas quem apresentou ao público a novidade foi Rivelino,  que jogou na máquina Tricolor, aprendeu de um amigo, uma obra sem assinatura e de autor desconhecido.



Não pude evitar em postar esse vídeo dos gols da copa de 1982. Essa seleção não foi campeã como a Holanda de 1974 e a Hungria de 1954, mas foi considerada a melhor da sua geração como as outras que já citei, só golaço!!!



F U I



Nenhum comentário:

Postar um comentário