terça-feira, 21 de março de 2017

Porque ler é tão importante!


Existem vários porquês da importância da leitura! Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil! 


Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler:





1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende? 


Olha só um exemplo da falta de entendimento:


Quantos problemas nós brasileiros teremos por que alguém não sabe interpretar uma gravação?

2. Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias. 

Os outros países, principalmente os orientais, possuem uma cultura bem diferente da nossa, não toleram erros que envolvem saúde pública, não toleram a maneira como nós lidamos com coisas sérias, a matéria abaixo é um bom exemplo disso.


3. Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal. 

Continuando com o mesmo triste exemplo:

A maneira como a PF divulgou os resultados da operação fez mais estrago do que corrigiu. Que a PF aprenda com esse ocorrido e seja mais reflexiva e menos intempestiva!

4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades. 

Vamos lá, a lição ainda não acabou:


5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada. 

Como podemos fazer uma leitura rápida e concluir o que está nas entrelinhas? Mais uma vez utilizaremos o mega exemplo:



6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática. 

Uma investigação que é considerada a maior operação da PF tem um nome de "Carne Fraca"! O que está faltando a essa instituição na hora de batizar o que eles chamam de mega operação? 

V O C A B U L Á R I O!!!

7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita. 

8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”. 

9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso. Mas hoje temos o jornal virtual, as notícias correm o mundo em um clique e que foi noticiado é o que fica. Vamos terminar o post com a frase que ficou na cabeça dos brasileiros.




F U I !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário