segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dia do Artista Plástico - 08/05

Hoje é o dia do artista plástico, talvez a maioria (dos artistas plásticos) nem saiba disso. Afinal, o que um artista precisa saber para sustentar o título de "artista plástico"? Recentemente, no Linkedin, um gerente de uma empresa de aviação internacional questionou o porquê do silêncio de alguns artistas brasieiros sobre a violência que o presidente daVenezuala, Maduro, está (ou estaria...) impondo ao seu povo.

Muito se espera dos artistas, mas ninguém costuma dar valor ao que fazem. Independente disso, os artistas continuam trabalhando, muitas vezes não importa o que esteja acontecendo no mundo se não estiver acontecendo no coração do artista. Sobre a Venezuale e Maduro, basta uma imagem:


Nicolás Maduro fala com as vacas em Caracas e pede apoio!!!


Voltando aos artistas... A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes - século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes (onde também estudei), no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição arte mais badalada da época, o Salon Offíciel dês Artistes Français. O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro.

Algumas obras desse grande artista brasileiro:

Resultado de imagem para almeida júnior obras

Resultado de imagem para almeida júnior obras

Resultado de imagem para almeida júnior obras

Quer saber mais a respeito do artista? clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário